terça-feira, 14 de setembro de 2010

Placa toponímica original


Quem passou por Aldeia da Dona nos últimos dias de Agosto, reparou, de certo, na grandiosidade e originalidade da placa toponímica, colocada no ponto mais alto da entrada da nossa terra, no sentido da Nave para Aldeia da Dona.

O seu criador A.L.Tony (Artista Plástico), reuniu alguns conterrâneos voluntários para edificarem esta obra gigantesca que vem enriquecer a nossa Aldeia Cultural, onde existem já inúmeras marcas de arte e de cultura.
Aldeia da Dona tem agora o seu nome em realce nesta placa original de quase 11 metros de altura, elevando para o céu a grandiosidade deste povo que possui vários filhos da terra que não deixam cair no esquecimento o nome da terra de seus pais e avós.
A.L.Tony foi fazendo crescer esta ideia aos longo deste ano, em terras francesas e foi nestes últimos dias de Agosto que o seu projecto se tornou realidade em Aldeia da Dona, com a ajuda e colaboração de cerca de uma dúzia e meia de “amigos da terra” que no próximo ano irão ver os seus nomes, gravados em placas de matriculas, e colocados na referia obra. Em realce está o nome da nossa terra, feito com letras reflectoras, que dão nas vistas a quilómetros de distância, na escuridão na noite, quando os faróis dos veículos incidem sobre esta placa original.
Parabéns ao impulsionador e a todos os que colaboraram de uma forma ou de outra, na edificação desta obra colocada à entrada da nossa aldeia cultural.
São de louvar estas iniciativas que vão enriquecendo o património da nossa terra e cuja divulgação vem tornando Aldeia da Dona cada vez mais conhecida e símbolo de originalidade.

Rita Leitão